- Autor
- Coleção
- ISBN 9789728202118
- PVP 12.99 € (IVA incluído)
- preço livre
- 1ª Edição janeiro de 1965
- Edição atual 1.ª
- Páginas 270
- Apresentação capa mole
- Dimensões 139 x 210 x 17 mm
Romance sobre a cultura indígena em conflito com a ambição do branco que quer explorar-lhe a terra e a lealdade entre uns poucos idealistas que procuram dar condição de sobrevivência aos índios.
Arraia de Fogo tem como fio condutor a história de um homem isolado na selva e a devoção de um menino índio. Caiá, jovem jornalista, absolvido de crime passional, refugia-se na selva para trabalhar com os sertanistas. Mas, na ocasião, os índios estão sendo dizimados pela epidemia levada pelos brancos. Os conflitos com estes e a paixão pela índia Maiútac levam Caiá ao vício do álcool e à perda da razão.
Arraia de Fogo é um romance épico que discute a política indígena dos tempos que precederam a fundação do Parque Nacional do Xingu, sonho dos irmãos sertanistas Orlando e Cláudio Vilas Boas. Transformados em personagens do livro.
* Edição: Dinapress. Distribuição: Topseller.
José Mauro de Vasconcelos nasceu no Rio de Janeiro em 1920 e faleceu em São Paulo em 1984. Descendente de portugueses, o autor teve vários empregos durante a adolescência, viajando depois por todo o Brasil e por vários países europeus.
O seu primeiro grande êxito foi Rosinha, Minha Canoa (1962). Em 1968 publicou o seu livro mais conhecido, O Meu Pé de Laranja Lima, adaptado para televisão, cinema e teatro.
Pelo conjunto da sua obra, é considerado um autor clássico da literatura juvenil do século XX. Em 1967, recebeu o Prémio Jabuti de Romance, o mais importante prémio literário brasileiro.
Outros livros do mesmo autor
Barro Blanco
Barro Blanco, um dos grandes romances regionalistas brasileiros, revela a trágica vida dos deserdados submetidos a trabalhos escravizantes, sem perspectiva de melhoria.
Rua Descalça
Um romance urbano que aborda a essência do cristianismo - a solidariedade ao povo humilde e a força da fé em circunstâncias adversas.
Banana Brava
Romance sobre o garimpo de cristais nos sertões de Goiás, contrapondo aventureiros ambiciosos aos sertanejos ligados à terra. O primeiro livro de José Mauro de Vasconcelos.
Arara Vermelha
Um romance em torno do índio do sertão do Araguaia, de sua língua, de seus costumes e do conflito dos mestiços, divididos entre a cultura branca e a indígena.
As Confissões de Frei Abóbora
Neste livro, o autor explora grandes temas de toda a sua obra - a defesa dos índios brasileiros e as paixões que se ocultam nas profundezas de cada ser.